quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NUNCA DIGA QUE A VIDA TÁ RUIM

EU TINHA MUITOS MOTIVOS PRA ACHAR A VIDA RUIM, NÃO TENHO VOZ, TENHO DIFICULDADES PRA ME ALIMENTAR, PRA ANDAR, PRA DORMIR E ATÉ PARA RESPIRAR, NÃO POSSO PEGAR SOL E TENHO QUE TOMAR UM MONTE DE REMÉDIOS, MAIS DIZER QUE NÃO Tô BEM NÃO MELHORA MINHA VIDA EM NADA, E COM CERTEZA FAZ É PIORAR, ATÉ PORQUE O POSITIVISSMO É A MELHOR ARMA CONTRA QUALQUER PATOLOGIA, E MESMO ASSIM DEPOIS QUE A DOENÇA CHEGA NÃO ADIANTA FICAR TRISTE NEM DESANIMADO, MUITO MENOS LAMENTAR, POIS O MELHOR É ENCARAR O PROBLEMA DE CABEÇA ERGUIDA E CURTIR A VIDA DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL. 

NUNCA DIGA QUE A VIDA TÁ RUIM OU MAIS OU MENOS, POIS DEUS DÁ TUDO PRA GENTE, DAR O DIREITO DE RESPIRAR, CAMINHAR, DORMIR E ACORDAR, ENTÃO O QUE TEMOS QUE FAZER É O MINIMO, OU SEJA AGRADECER E IR A LUTA.
 

NIVER DE MARTA CARVALHO

Marta Carvalho é Enfermeira do Hospital Universitário Walter Cantidio
QUANDO CHEGUEI NO HOSPITAL DAS CLINICAS NO DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2012, EU JÁ IMAGINAVA QUE MUITA COISA RUIM EU TERIA PELA FRENTE, QUANDO DR. MARCOS AURELIO ME INTERNOU NA CLINICA CIRURGICA, EU NÃO IMA GINAVA QUE FOSSE ENCONTRAR TANTAS PESSOAS HUMANS, SOLIDARIAS E GRANDES PROFISSIONAIS COM MUITA CAPACIDADE.

QUANDO EU CHEGUEI NA ENFERMARIA EU CONFESSO QUE ESTAVA UM POUCO RECEOSO E E AFLITO, POREM QUANDO A ENFERMEIRA CHEGOU PARA COLOCAR OXIGENIO E FAZER MEUPRONTUARIO, EU ENCONTRO EM SUAS PALAVRAS A CALMA E A CONFIANÇA QUE EU PRECISAVA PARA VENCER AQUELES MOMENTOS, A ENFERMEIRA ERA MARTA CARVALHO, QUE HOJE TÁ ANIVERSARIANDO, MARTINHA COMO É CHAMADA CARINHOSAMENTE POR TODO O HOSPITAL FALAVA COMIGO DE MANEIRA SERENA E E DE FORMA TÃO EDUCADA QUE EU SENTI MUITA CONFIANÇA EM SUAS PALAVRAS, E DURANTE AS MINHAS 4 INTERNAÇÕES MARTINHA ERA SEMPRE A PRIMEIRA A CHEGAR PRÓXIMO A MIM PRA DIZER, SEU DANILO NÃO SE PREOCUPE, VOCE VAI VENCER TUDO E VAI VOLTAR PRA PERTO DE SUA FAMILIA.

MARTINHA É NATURAL DE CARIRÉ AQUI PERTINHO DE SOBRAL, MAIS DEUS A COLOCOU EM UM HOSPITAL EM FORTALEZA PARA SALVAR VIDAS E CUIDAR DE SERES HUMANOS QUE PRECISAM VENCER DESAFIOS E CONTINUAR VIVENDO, POIS PALAVRAS CERTAS NO MOMENTO CERTO TAMBÉM SALVAM VIDAS. OBRIGADO E PARABÉNS

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Não é fácil lutar contra o câncer

LUTAR CONTRA O CÂNCER NÃO É FÁCIL, SÃO MUITAS AS DIFICULDADES, MAIS O PIOR SÃO AS NECESSIDADES E AS DEBILITAÇÕES, NECESSIDADES DE UM BOM ATENDIMENTO HOSPITALAR, DE FACILITAÇÃO DE MEDICAMENTOS, DE CARINHO FAMILIAR E DOS AMIGOS, DE UM BOM APOIO PSICOLOGICO E DA COMPREENSSÃO DAS PESSOAS PARA ENTENDER QUE UM PACIENTE COM CÂNCER, NEM SEMPRE VAI ESTAR SORRINDO, E QUE EXISTIRÁ MOMENTOS QUE A DOR VAI SER MAIOR DO QUE A ALEGRIA. POR ISTO PARA SUPERAR O CÂNCER É PRECISO A UNIÃO DO PACIENTE COM A FAMILIA E COM O PODER PÚBLICO, POIS SE CADA UM FIZER A SUA PARTE A DOENÇA TORNA-SE MENOS AGRESSIVA E MAIS VULNERÁVEL, POIS CADA PARTE É IMPORTANTE NESSSA LUTA, MAIS QUEM SENTE A DOR E CORRE O RISCO E CARREGA A DOENÇA É QUEM FICA COM A PIOR PARTE

Uma doença não cura outra

UMA VEZ HÁ 12 ANOS ATRAS, UM MÉDICO DO PSF VEIO ME FAZER UMA VISITA EM CASA, FOI NA FASE AGUDA DO PÊNFIGO VULGAR, EU ESTAVA COM O CORPO TODO COBERTO POR FERIDAS EROSADAS E EM ESTADO DELICADO, O MÉDICO QUANDO CHEGOU EU TAVA RINDO, NÃO SEI DO QUE ERA, MAIS MESMO NA DOR EU SEMPRE GOSTEI DE SORRIR, O MÉDICO OLHOU PRA MIM E DISSE, ELE TÁ BEM, TÁ ATÉ SORRINDO! EU DISSE, POIS É DR. AINDA POSSO FAZER ISSO SORRIR, ELE FALOU, MAIS NÃO SE PREOCUPE, SEU CASO É GRAVE, MAIS VOCE TÁ BEM, TEM GENTE POR AI MUITO PIOR DO QUE VOCÊ! EU ENTÃO DE IMEDIATO PEDI PARA O MÉDICO SE AFASTAR DA MINHA FRENTE, O MOTIVO FOI PORQUE NÃO ACEITO NINGUEM MIM CONSOLAR DIZENDO QUE TEM GENTE PIOR GO QUE EU, PRIMEIRO PORQUE EU NÃO QUERO QUE TENHA GENTE PIOR DO QUE EU, E O FATO DE TER ACEITADO ESSA PATOLOGIA PRA MIM, FOI SIMPLISMENTE PELO FATO DELA SER GRAVE E POUCAS PESSOAS IA TER ESSE TIPO DE SOFRIMENTO, OUTRO MOTIVO É QUE DOENÇA NEM UMA CURA A DOENÇA DE OUTRO, CADA UM CARREGA A SUA CRUZ E O QUE EU QUERIA ERA QUE NINGUEM TIVESSE PIOR DO QUE EU.

MORAL DA HISTORIA: CADA UM TEM UMA MANEIRA DE SUPORTAR A DOR, CADA UM TEM UMA ARMA PARA DEFENDER-SE DELA, MAIS NINGUEM SE CURA SABENDO QUE ALGUEM TEM UMA DOR MAIOR DO QUE A SUA, POIS A DOR TEM UM PESO DIFERENTE PARA CADA PESSOA. EU NÃO GOSTO DE SER AJUDADO OUVINDO ALGUEM DIZER QUE EM ALGUM LUGAR ALGUEM TEM UMA DOR PIOR DO QUE A MINHA, POIS A MINHA É DO TAMANHO CERTO PRA MIM.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PARA LEMBRAR

Passei ano novo, carnaval e semana santa no hospital, o natal eu passei em casa, mais passei mal sem poder sair, sabe o que isso afetou na minha vida? absolutamente em nada, pois todo dia vivvido é importante, seja data especial ou não, pois quem faz o dia ser importante é agente mesmo.

UMA VEZ CONVERSANDO COM UM AMIGO PERGUNTEI COMO ESTAVA AS COISAS, E ELE RESPONDEU,
NÃO ESTÃO MUITO BOAS, EU TINHAS DUAS MOTOS E TIVE QUE VENDER UMA PRA PAGAR UMAS CONTAS,
AI EU PENSEI, O CARA TEM CASA PROPRIA, UM CARRO, UM EMPREGO PUBLICO PRO RESTO DA VIDA E AS COISAS NÃO ESTÃO BOAS PORQUE ELE VAI TER QUE VENDER UMA MOTO E VAI FICAR SÓ COM UMA.
ENTÃO FALEI PRA ELE, MEU AMIGO TEM GENTE QUE SÓ QUER UM PRATO DE COMIDA PRA SER FELIZ. E EU SÓ PRECISO RESPIRAR PRA MIM SENTIR O CARA MAIS FELIZ DO MUNDO.
MORAL DA HISTORIA, TUDO O QUE GANHAMOS É IMPORTANTE, MAIS AGRADECER O QUE PERDE TAMBEM FAZ PARTE DA VIDA.

NUNCA TIVE AMBIÇÕES, E SEMPRE TIVE OS PÉS NO CHÃO, SEMPRE VALORIZEI O SIMPLES E PROCUREI CULTIVAR CADA AMIZADE QUE EU TINHA, HOJE VEJO QUE O QUE PERDI NÃO MIM FAZ MUITA FALTA, POIS A FELICIDADE PODE ESTAR NO SIMPLES E EM MOMENTOS VIVIDOS, E ISTO AGENTE NUNCA PERDE.

DA VIDA NÃO POSSO RECLAMAR, MESMO PERDENDO TUDO QUE PERDI, POIS O QUE MIM SOBROU É O BASTANTE PARA VIVER E SER FELIZ O TEMPO QUE ME RESTAR DA VIDA.

sábado, 21 de setembro de 2013

SUPERAÇÃO EM UMA TRAJETORIA DE LUTA

MINHA IRMÃ LURDES LIMPANDO MEU TAQUEOSTROMO, VEIO A FALECER UMA SEMANA DEPOIS DESSA FOTO
Nesta minha luta pela sobrevivência diante de doenças e dificuldades, muitas coisas boas e ruins aconteceram, e muitas delas vale apena contar.
O mês de maio foi um dos mais dificeis pra mim, perdi minha irmã tragicamente em um acidente e era o mês que me livrava da sonda e começava a me alimentar normal, era tambem para ser o inicio da radio e quimioterapia, porem como eu tinha uma fistula no esofâgo e não podia me alimentar normal, acabei passando mais de 3 meses me alimentando por uma sonda no nariz, então numa consulta o médico tirou a sonda e me autorizou a me alimentar pela boca, mais pediu que eu tivesse paciencia e fosse devagar, pois podia correr o risco de um engasgo ou de uma outra fistula. 
Um dia viajando a Fortaleza eu fui comer uma canja e por ironia do destino acabei me engasgando, e com o engasgo não passava mais nada, nem agua, e com isso passei 1 dia sem comer e beber, falando com Dr. Cicero Silverio, ele me encaminhou urgente pra santa casa pedindo internação e soro para idratar, pois minha glicemia tambem tava baixando demais. Fui para Santa Casa e lá não fui nem atendido, o médico disse que eu fosse pra unidade mixta porque lá era mais facil tratar deste meu caso, por mim tudo bem, eu fui, o que eu queria mesmo era resolver o meu problema que já começava a me incomodar, pois era chato não poder nem beber agua. Na Unidade Mixta o enfermeiro falou que eu tinha que ser atendido no PSF do meu bairro, e eu comecei a achar que a coisa não ia ser fácil pra mim, eu podia ir pra Fortaleza e lá resolvia o prolema na hora, mais eu tinha que ser atendido rápido, pois jápassava de 24 horas sem me alimentar e eu já começava a me sentir fraco e desidratado, porem pra minha sorte o enfermeiro me reconheceu e me levou para ser atendido pelo médico que tava no plantão. Enquanto isso minha glicemia ia baixando, jpá tava em 60, e eo risco de uma hiporglicemia era eminente, então quando o médico me chamou eu escutei os maiores absurdos que eu ouvi na minha vida, foi mais ou menos assim.
O que aconteceu? perguntou o médico. 
Eu respondi escrevendo; que tinha feito Laringectomia Total e que tinha CA DE LARINGE, e que havia me engasgado ao tomar uma canja e não conseguia me alimentar. 
O médico então falou: Se voce tem CA DE LARINGE e não consegue engolir, então é porque o tumor já chegou no esofago e com isso qualquer coisa pode acontecer, é uma pena porque voce é jovem, mais assim é a vida, todo mundo morre um dia, eu também um dia vou morrer falou o médico.
Eu olhei pra cara dele e apenas sorri, lamentei não ter voz para lhe dizer umas verdades, mais deixei o julgamento pra Deus, pois eu me conheço bem e sabia que aquilo ali era apenas um engasgo causado por passar 3 meses com a sonda e que eu precisava me adaptar para ter alimentação normal. Fiz de conta que concordava com ele e fui tomar o soro pra depois ir pra casa, porem no outro dia cedinho as 7 horas da manhã eu já estava em Fortaleza no HUWC onde fui internado e posicionado uma sonda. passei mais 20 dias com a sonda, mas tambem com 2 dias saiu o engasgo e eu fiquei me alimentando tambem pela boca. 

O que o médico falou pra mim que eu ia morrer podia até ter me abalado, mais para quem passou pelo o que eu passei, aquilo era café pequeno, porque eu não discuto a capacidade de um médico, mais tambem conheço a minha capacidade para entender e respeitar meus limites, e sabia que aquelas palavras ditas por ele, poderia causar um efeito devastador se eu não fosse preparado para enfrentar esse tipo de situação, mais como sempre digo, a doença tem seus aliados, mais os meus são mais fortes.
Isso tudo provou que perder a voz não tirou só meu meio de comunicação, tirou tambem minha arma de defeza, pois sem voz não tem argumentação, mas eu não posso reclamar, pois Deus me deu discernimento para saber separar e aceitar o que as pessoas falam, claro que o médico não quiz mim ofender, nem mim amedrontar, mais o que ele falou poderia ter sido medido em suas palavras, pois a ética pede que o paciente seja poupado de qualquer constrangimento. 
Por isso que digo que tenho muita sorte, e que ter aparecido o Hospital Universitario na minha vida, não foi só um lance do destino, foi também um presente de Deus. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Politica e Rádio, duas formas de ajudar ao próximo

A vida é engraçada, há 12 anos atraz enquanto lutava contra a fase aguda do desconhecido PÊNFIGO VULGAR, eu penssei que se consseguisse passar por aquela fase, eu nunca mais teria problema sério na vida, e que tudo no mundo teria solução, então eu pensei em aproveitar o meu sofrimento para aliviar o sofrimento dos outros, mais precisava de algo que me desse condições de fazer isso, ou seja algo que facilitasse este trabalho, então veio a mim a sorte de meio por acaso ser radialista, que sem duvida o rádio abre muitas portas, e outra coisa que poderia facilitar esse trabalho seria a politica, que tambem é uma grande ferramenta de facilitação, mais infelizmente não pude muito usufruir das duas coisas, no rádio eu não tive sequência, pois logo no inicio apareceu este problema nas cordas vocais e com isso eu estava sempre afastado do rádio, e radialista sem falar, acaba logo caindo no esquecimento. na politica eu nunca tive a sorte de cair nas graças dos politicos de Sobral, e com isso acabei mais mendigando ajuda do que consseguindo algo por direito.  Tentei 2 vezes a cadeira de vereador, fui derrotado nas duas pela falta de dinheiro e de saude, e agora coinscidentimente eu deixo as duas coisas ao mesmo tempo, o rádio porque não adianta inssistir em uma coisa que está alem das minhas forças, e tenho que reconhecer que primeiro tem que ser a vontade de Deus pra depois ser a minha, a politica porque ainda quero viver um pouco mais de tempo para ver meus filhos buscando seus destinos, e a politica tira minha saude e a minha auto-estima. Infelizmente a vida é assim, não adianta reclamar o tempo que vou perder, estou agradecendo o tempo que ganhei.

Do rádio eu sinto saudades, da politica nem um pouco.

PORQUE TONY É TÃO ESPECIAL!

Ninguem vence nada sozinho, principalmente uma doença complexa e cheia de conscequências como é o PÊNFIGO VULGAR, eu porem sempre busquei respostas nos detalhes que me cercavam quando eu estava no auge da fase aguda da doença, e mesmo sofrendo os traumas do tratamento como Depressão Aguda e Sindrome do Panico, eu não posso negar que meu filho Tony foi essencial para que eu superasse os traumas e desse continuidade a minha Trajetoria de Luta.

Em 2003 Tony então com 9 anos veio morar comigo em Sobral, e eu depois que adqueri essa patologia sempre morei com meus pais, pois ajeitaram um quarto no quintal para que eu podesse ficar sossegado, local onde moro até hoje, porem era a fase mais dificil da doença, porque eu tinha recebido alta do hospital há pouco tempo e ainda estava na fase do desmame da medicação(sai do hospital com 130 mlg de Prednisona)e estava em meio a uma violenta depressão, onde eu só saia de casa para o hospital em Fortaleza e passava o dia no quarto com as luzes apagadas, sem assistir televisão ou ouvir rádio ou conversar com alguem, sentia apenas uma vontade de ficar só e isolado do mundo, Tony durante esse tempo não mim teve com pai, durante dois anos eu não lhe dei conselhos e não sai pra passear, não conversava com ele nem lhe dava a vida que ele merecia, ele era cuidado por minha mãe e minha irmã, eu eu não queria ouvir a voz de ninguem, tudo que eu queria era que o tempo passasse e eu saisse daquele momento dificil, mais sabia que Tony estava pagando ao meu lado por um erro que ele não cometeu, pois a minha depressão era tão forte que fiquei muito agressivo, e alguem tinha que dividir isso comigo, e Tony com apenas 9 anos foi o alvo de minhas crises e de meus desabafos, pois ele era o unico que podia dividir tudo aquilo comigo.

Hoje eu recordo de tudo com muito orgulho de ter um filho como ele, até porque ele nem sabe o quanto ele foi importante naquele momento da minha vida, pois Deus sempre bota as respostas e as soluções perto da gente, e Tony que eu não deixava brincar com ninguem, e toda hora botava de castigo, estava ali para ser o remédio do meu problema e uma peça fundamental nessa minha Trajetoria de Luta. OBRIGADO TONY

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PORQUE DANY É TÃO ESPECIAL?

NO COMEÇO DO PÊNFIGO EM 2001 EU TAVA SENTADO NUMA REDE QUANDO DANY COM 4 ANOS CHEGOU E VEIO ME DAR UM ABRAÇO, EU ESTAVA COM O CORPO DA CABEÇA ATÉ A CINTURA EM CARNE VIVA E SAINDO SANGUE E PUIS POR TODOS OS POROS, DO COURO CABELUDO, DA BOCA, DOS OUVIDOS, NARIZ E AXILAS, 
EU PREOCUPADO PORQUE TINHA MUITA SECRESSÃO NO CORPO ENTÃO FALEI, NÃO DANZINHA NÃO ABRAÇA O PAI NÃO, QUE ELE TÁ DOENTE, ELA ENTÃO OLHOU PRA MIM E FALOU, O QUE É QUE TEM, EU AMO O SR. DESSE JEITO, EU ATÉ AQUELE INSTANTE ACHAVA QUE IA MORRER, POIS NINGUEM SABIA O QUE ERA PÊNFIGO, E A CADA DIA MEU CORPO PODO ENTRAVA EM DECOMPOSIÇÃO E O MAL CHEIRO DE PODRE IA LONGE, MAIS DEPOIS DO QUE DANIELLY FALOU EU PENSEI, EU POSSO MORRER DE QUALQUER COISA, MAIS DISSO AQUI EU NÃO MORRO NÃO! E FOI AI QUE ENCONTREI FORÇAS PARA COMEÇAR A MINHA TRAJETORIA DE LUTA, E DOZE ANOS DEPOIS ESTÁR AQUI PRA CONTAR A HISTORIA. OBRIGADO DANY


sábado, 7 de setembro de 2013

PARA TONY E DANY

TEM COISAS QUE NÃO ENTENDO! MAIS QUE TAMBÉM NÃO BUSCO RESPOSTAS, APENAS ACEITO E VOU VIVENDO ESPERANDO O TEMPO PASSAR PARA VER O QUE AINDA TÁ RESERVADO PRA MIM, SÃO 12 ANOS DE PÊNFIGO VULGAR, DIABETES, OSTEOPOROSE E AGORA CÂNCER DE LARINGE,HIPERTIROIDISMO, PROBLEMA NO CORAÇÃO, PERDA TOTAL DA VOZ E TRAQUEOSTOMIZADO PRO RESTO DA VIDA, TUDO ISSO EU ACEITO SORRINDO E ENFRENTO AGRADECENDO A DEUS POR TER ME ESCOLHIDO PARA SER O PORTADOR DE TODA ESSA CARGA, POREM NADA DISSO SE COMPARA COM A DOR DE VIVER SEPARADO DE MEUS DE FILHOS POR LONGOS PERIODOS E POR DISTANCIAS GIGANTESCAS, PORQUE COM ELES ESTANDO LONGE EU NÃO POSSO SENTIR SAUDADES, POIS EU TENHO QUE TER UMA ESTRUTURA EMOCIONAL MUITO FORTE PARA PODER SUPORTAR AS DEBILITAÇÕES DAS DOENÇAS SEM DEIXAR QUE QUE A SAUDADE QUEBRE ESSA ESSA ESTRUTURA QUE MONTEI PARA SEGUIR COM MINHA CAMINHADA ATÉ O FIM, MAIS SOU CONSCIENTE DE QUE O MELHOR PARA ELES É VIVER EM OUTRO PAÍS BUSCANDO FORMAR SEUS PROPRIOS DESTINOS, POIS EU JAMAIS VOU PODER DAR A ELES TUDO O QUE ELES MERECEM E QUE EU COMO PAI TIHA OBRIGAÇÃO DE DAR, FIZ ISSO HÁ 11 ANOS ATRAZ DEIXANDO QUE ELES FOSSEM MORAR NA ITALIA BUSCANDO UMA VIDA COM QUALIDADE E CONHECENDO UMA CULTURA DIFERENTE, FIZ ISSO SABENDO QUE EU IA SOFRER AS COSCEQUÊNCIAS COMO UM CÃO, E QUE IA TER QUE LUTAR MUITO PARA RESISTIR A SAUDADE, MAIS EU NÃO PODIA INTERFERIR NO FUTURO DELES, ATÉ PORQUE O MEU JÁ TAVA DEFINIDO. HOJE DEPOIS DE 11 ANOS DA PRIMEIRA VEZ QUE ELES FORAM, EU VEJO QUE MINHA LUTA AINDA TÁ NO COMEÇO, E QUE A DISTÂNCIA PODE ATÉ SER BENÉFICA PARA NÓS, POIS NESSE ANO EU PASSEI MAIS TEMPO NO HOSPITAL DO QUE EM CASA, E POR VÁRIAS VEZES SENTI A PRESENÇA DA MORTE MIM RONDANDO, E UMA COISA QUE ME CONFORTAVA E NÃO ME DEIXAVA TER MEDO DA MORTE ERA SABER QUE ELES ESTAVAM BEM E COM BOAS PERSPECTIVAS DE UM FUTURO PRÓSPERO E PROMISSOR, 

NA MINHA PRIMEIRA INTERNAÇÃO NO DIA 26 DE DEZEMBRO DO ANO PASSADO EU AGRADECI A DEUS POR ELES ESTAREM LONGE E POR EU TER TODA LIBERDADE E TRANQUILIDADE PARA ENFRENTAR A LUTA QUE COMEÇAVA A CHEGAR, ATÉ MESMO QUANDO O MÉDICO DISSE QUE EU TINHA CÂNCER EU FIQUEI TANQUILO, PORQUE ME DEU UMA SENSSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO E DE TER FEITO A MINHA PARTE COMO PAI QUE AMA MUITO SEUS FILHOS, E QUE POR ELES ABRIR MÃO DE DESFRUTAR DO DOM DE SER PAI E DE ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DELES, MAIS COMO EU SEMPRE DISSE, NÃO É CULPA MINHA NEM DELES, É APENAS UM CAPRICHO DO DESTINO. 
HOJE EU TENHO MEDO, NÃO POSSO NEGAR ISSO, NÃO É MEDO DA MORTE NEM DO SOFRIMENTO NEM DE DOR ALGUMA, TENHO MEDO DO DESGASTE QUE O TEMPO CAUSA NA GENTE, POIS MESMO EU SENDO PREPARADO PARA ENFRENTAR TUDO, O TEMPO VAI DEBILITANDO E ENFRAQUECENDO MEU PODER DE SUPERAÇÃO, E NISSO TUDO UMA PERGUNTA FICA NO AR, SERÁ QUE TEREMOS OUTRA CHANCE DE NOS VERMOS NOVAMENTE?

O MEU CASO É DIFERENTE DE PESSOAS QUE TEM CÂNCER NORMAL, PORQUE O MEU GRANDE PROBLEMA É O PÊNFIGO VULGAR, QUE É UMA DOENÇA DE PELE AUTAMENTE EMOCIONAL, QUE ME OBRIGA A TOMAR CORTICOIDES HÁ 12 ANOS E QUE PROVOCOU TODA ESSA DEVASTIDÃO NA MINHA VIDA, E AINDA POR CIMA ELE BAIXA A IMUNIDADE ME DEIXANDO EXPOSTO A INFECÇÕES E A VIROSES, E CLARO À DEPRESSSÕES PROFUNDAS, MAIS EU SEMPRE ACREDITEI MUITO EM DEUS E NOS SEUS DESIGNOS, E SEMPRE DEIXEI MEU FUTURO EM SUAS MÃOS, E QUEM SABE ELE UM DIA NÃO TRAGA TONY E DANY PARA MAIS UM TEMPO DE CONVIVÊNCIA E ANDANÇAS POR NOSSA QUENTE SOBRAL.
A DOÊNÇA ELA VEM COM MUITAS ARMAS PARA ATINGIR O SEU PORTADOR, E PRA MIM ELA VEIO ATÉ COM ARMAS DEMAIS, POIS ME ATACOU POR TODOS OS LADOS, NA PELE, NO PEITO, E ATÉ NA SAUDADE, MAIS ELA TAMBÉM NÃO ESPERAVA QUE EU TIVESSE MINHAS ARMAS, E QUE COMIGO O PÁREO IA SER DURO, POIS DEUS ME DEU DISCERNIMENTO E PARA SABER ACEITAR E LUTAR CONTRA ELA, SEM DEIXA QUE ELA NUNCA SEJA MAIOR DO QUE EU. PORQUE O TAMANHO DA DOENÇA É AGENTE QUE FAZ.

CIAL DANY E TONY, VOU LUTAR COM TODAS AS MINHAS FORÇAS PARA VOLTAR A NOS VERMOS NOVAMENTE, FAREI DE TUDO PARA NÃO DEIXAR A SAUDADE TOMAR CONTA DE MIM, E REZAREI PARA VOCES CONSTRUAM SEUS FUTUROS E TENHAM UMA VIDA COM QUALIDADE, POIS ISSO É SÓ O QUE TENHO PARA OFERECER, POREM SAIBAM QUE TODA A MINHA LUTA É POR VOCES, POIS QUERO QUE SIGAM O MEU EXEMPLO, DE NUNCA DESISTIR DE NADA, E DE SEMPRE LUTAR PELA VIDA. BOA VIAGEM

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um dia como voluntário da Casa Viva a Vida na Santa Casa

ROSÉLIA, FRANSQUINHA,  SUELY, ESTELITA E EU, NA ENTRADA DA SANTA CASA, 


VOLUNTARIOS DA CASA VIVA A VIDA PRONTOS PARA SERVIR LANCHES AOS PACIENTES E ACOMPANHANTES DA QUIME E DA RADIOTERAPIA DA SANTA CASA
ENQUANTO EU TAVA INTERNADO NO WU EU PEDIA A DEUS QUE ME DEIXASSE VIVER ESSE MOMENTO NOVAMENTE, QUE É FAZER SOLIDARIEDADE, DEUS ME PERMITIU E HOJE 05-09, EU FUI COM A EQUIPE DA CASA VIVA VIDA SERVIR LANCHE PARA PACIENTES E ACOMPANHNTES DA QUIME E DA RADIOTERAPIA DA SANTA CASA, TODOS OS VOLUNTÁRIOS TRABALHAM COM AMOR E DEDICAÇÃO, O RETORNO VEM EM FORMA DE SORRISO POR QUEM É AGRACIADO COM UM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ. EU ENTÃO, NÃO SEI NEM EXPRESSAR MINHA ALEGRIA, SÓ POSSO DIZER OBRIGADO A DEUS POR MIM PERMITIR VIVER UM MOMENTO COMO ESSE.  
 FOI UM DIA ESPECIAL NA MINHA VIDA, NÃO SÓ PELA SENSSAÇÃO DE ULTILIDAD
NE, MAIS POR ESTAR O MEIO DE PESSOAS SIMPLES E ALEGRES, QUE DIVIDEM SEU TEMPO ENTRE A FAMILIA E O VOLUNTARIADO. EU QUE  NESTES ULTIMOS MESES RECEBI APOIO TOTAL DO PESSOAL DA CASA VIVA A VIDA, PRINCIPALMENTE COM VISITAS E ORAÇÕES, NÃO POSSO DEIXAR DE PRESTIGIAR E E PARTICIPAR DE UMA AÇÃO TÃO GLORIOSA COMO ESSA, EU SEI E SOU CONSCIENTE DE QUE AINDA É CEDO PARA EU ME EXPOR TANTO NO SOL QUANTO EM HOSPITAIS DE EMERGÊNCIA, MAIS DEUS NÃO IA ME POUPAR DA MORTE PARA EU FICAR SÓ EM CASA ESPERANDO O TEMPO PASSAR, POIS NO MUNDO EXISTEM POUCAS COISAS QUE ME DÃO PRAZER E ME FAZEM FELIZ, E   SER SOLIDÁRIO É UMA DELAS, ENTÃO EU QUERO DAR DE MIM O MELHOR QUE EU PODER PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE ESTÃO NO MESMO BARCO QUE EU, POIS DEUS ME DEU MUITO MAIS DO QUE EU MEREÇO, E ISSO EU QUERO DIVIDIR COM QUEM PRECISA, QUE É CORAGEM DE LUTAR, DE ENFRENTAR OS PROBLEMAS DE CABEÇA ERGUIDA, E SER FELIZ MESMO SENTINDO DOR, E TODOS OS PACIENTES HOJE NOTARAM QUE EU TAMBEM SOU UM DELES, POIS O TAQUEOSTROMO É VISIVEL PRA TODO MUNDO, E ISSO PASSAVA CONFIANÇA PARA QUEM TAVA SENDO SERVIDO POR MIM, ENTÃO NÃO SEI COMO VAI SER O MEU AMANHÃ. MAIS O DIA DE HOJE FOI MUITO ESPECIAL.
 NA QUIMIOTERAPIA DA SANTA CASA EM SOBRAL

12 ANOS DE LUTA E MUITA SOLIDARIEDADE

Em 2002, eu tinha que começae um sério tratamento do PÊNFIGO VULGAR em Fortaleza e precisava de apoio financeiro para para dar sustentação ao tratamento e tudo que cercava a dificil patologia, então uma turma reuniu-se e conseguiram váriosobjetos e promoveram um bingo na Praça do pirulito com o comparecimento de uma grande multidão. Eu não compareci porque estava mal em casa, mais teve pagode e grandes emoções, isto aconteceu há 11 anos e até hoje a luta é a mesma, porem a minha vontade de vencer também é a mesma, por tanto enquanto os meus amigos confiarem em mim, eu continuarei cumprindo a minha promessa, que é a seguinte, quem confia em mim, jamais se decepciona.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A DOENÇA NÃO TEM SÓ O LADO RUIM

A DOENÇA ELA NÃO SERVE SÓ PRA CAUSAR SOFRIMENTO E PÂNICO A QUEM É PORTADOR DE UMA PATOLOGIA! PRA ,MIM ELA SERVE PRA MUITAS COISAS, SERVIU PRA CONHECER OUTRAS PESSOAS E ARRANJAR NOVOS AMIGOS, COMO COSSEGUI NO HUWC E AQUI NO FACEBOOK, MAIS TAMBEM SERVE PRA GENTE PERDER ALGUNS AMIGOS, POIS NÃO É TODO MUNDO QUE ESTÁ DISPOSTO A DIVIDIR A DOR E O SOFRIMENTO DOS OUTROS NÃO, E EU INFELIZMENTE ACABEI PERDENDO ALGUNS, MAIS OS QUE FORAM PERDIDOS É PORQUE JÁ NÃO ERAM AMIGOS MESMO, E NUMA HORA DESSA AGENTE NÃO CONTABILIZA O QUE PERDE, E SIM AGRADECE O QUE SE GANHA.

Agora é hora de contar esta historia em um livro

EU TINHA COMO META PARA DEPOIS QUE PASSASSE ESSAS TURBULÊNCIAS DE CIRURGIAS, INTERNAÇÃOES E TRATAMENTO DE RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA! ESCREVER UM LIVRO CONTANDO MINHA TRAJETORIA DE LUTA DESDE O COMEÇO DO PÊNFIGO VULGAR EM JULHO DE 2001 ATÉ OS DIAS DE HOJE. ESSA IDEIA SURGIU JÁ EM 2002 DEPOIS DE DEIXAR O HOSPITAL QUANDO PASSEI 40 DIAS INTERNADO PARA O TRATAMENTO DO PÊNFIGO, MAIS TIVE QUE ENFRENTAR 3 ANOS DE DEPRESSÃO AGUDA, E O LIVRO FOI FICANDO PRA DEPOIS, QUANDO PASSOU A DEPRESSÃO EU COMECEI A MIM ENGAJAR EM TRABALHOS VOLUNTARIOS E A VIVER DENTRO DE HOSPITAIS VISITANDO E AJUDANDO PESSOAS QUE PRECISASSEM, E O LIVRO FICANDO PRA DEPOIS, ENTÃO HÁ ALGUNS ANOS FUI CONVIDADO PARA ESCREVER PARA JORNAIS DE SOBRAL, E FOI AI QUE COMECEI A ESCREVER A MINHA HISTORIA EM CRONICAS QUE SAIAM SEMANAIS NO JORNAL. CHEGUEI A ESCREVER 6 CRONICAS QUE CONTA TODO O INICIO DO PÊNFIGO E COMO TUDO ERA DIFICIL NO COMEÇO, E AGORA COM TEMPO DISPONIVEL E A CABEÇA BOA, VOU VER SE CONSIGO DAR CONTINUDADE A ESSE PROJETO QUE SEI QUE VAI AJUDAR MUITA GENTE QUE POR POUCA COISA PERDE A ESPERANÇA.
AS SEIS CRONICAS ESCRITAS PARA O JORNAL O CIRCULAR E A FOLHA, SÃO GRANDES E DARÃO MUITAS PÁGINAS PARA UM LIVRO, E AGORA TEM COMPUTADOR, FERRAMENTA QUE NA ÉPOCA NÃO TINHA, EU ESCREVIA TUDO ERA NA CANETA MESMO.
QUEM QUIZER CONHECER TODO O COMEÇO DESSA HISTORIA, PODE CONFERIR AQUI NO BLOG  LEDO AS CRONICAS QU AQUIE ESTÃO POSTADAS. NÃO SERÁ FÁCIL REALIZAR ESSE SONHO, POIS FALAR SOBRE SOFRIMENTO DA GENTE MESMO NÃO ´´E FÁCIL, POIS PARA CONTAR UMA HISTORIA EU VOU TER QUE LEMBRAR DE TUDO QUE PASSEI, E COM CERTEZA VOU VOLTAR A SOFRER UM POUQUINHO, ATÉ PORQUE ELA CONTADA É UMA COISA, E ELA SENTIDA É OUTRA, POIS A DOR ELA NÃO VINHA DE SEMANA EM SEMANA NÃO, ELA ERA DE SEGUNDO EM SEGUNDO, E SENTIDA NA PELE LITERALMENTE.
PORÉM NÃO SOU ESCRITOR, NEM UM INTELECTUAL, TENHO APENAS A VONTADE DE CONTAR MINHA HISTORIA VIVIDA EM 14 INTERNAÇÕES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTIDIO, E DOS 6 PROCEDIMENTOS CIRURGICOS QUE FIZ NA LARINGE ATÉ A CHEGADA DO CÂNCER, TUDO ISSO SERÁ CONTADO EM DETALHES, POIS COMO SEMPRE DIGO, O SOFRIMENTO SÓ TEM VALOR SE FOR USADO PRA AJUDAR O PRÓXIMO!

PARA ISSO VOU PRECISAR DA AJUDA DE TODOS QUE ME ACOMPANHAM NESSE BLOG, COM DICAS E SUGESTÕES, E CLARO INDICANDO ALGUEM PARA IMPRIMIR E CONFECCIONAR DEPOIS, ESPERO QUE DÊ TEMPO, POIS ESTE É HOJE O MEU GRANDE SONHO.