domingo, 31 de outubro de 2010

29 de Novembro, Dia Mundial de Combate á Psoríase

Dr. Wilkson Aciolly, Coordenador do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Walter Cantídio

Hospital Universitário Walter Cantídio faz evento em alerta á Psoríase.

Aconteceu no último dia 28 (quinta-feira) no auditório do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, um ciclo de palestras alusivo ao Dia Mundial de Combate a psoríase, doença crônica de pele que aos poucos vai tornando-se comum entre a população brasileira. O evento organizado pelo Serviço de Ambulatório de Dermatologia e pesquisa da UFC.
Com o apoio da ACEPP (Associação Cearense de portadores de psoríase) teve entre seus palestrantes o Dr. Wilson Aciolly (coordenador do serviço de dermatologia do Hospital Walter Cantídio) do Dr. Marco Tulio (medico dermatologista do Hospital Universitário) do Dr. Celio, pres. da ACEPP, entre outros e também participei como convidado falando sobre como superar doenças crônicas através do fortaleciemento emocional.

Em Sobral é grande o nº de pessoas portadoras de psoríase, o problema é porque as pessoas não conseguem identificar a doença por ter medo de serem indiscriminadas e das deficiências dos postos de saúde de Sobral.

O que é psoríase?
É uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas.
Em alguns casos, as lesões podem estar apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo, já em outros, por toda a pele. Frequentimente há acometimentos das unhas.
As articulações também podem ser afetadas, causando artrites psoríaca.



Dr. Marco Tulio, Médico Dermatologista do Hospital Universitário

Danilo Neves, portador de Pênfigos Vulgar. Paciente do Hospital Universitário há 10 anos.