quinta-feira, 5 de junho de 2014

A NOTICIA DA CHEGADA DO CÂNCER

Eu tava no hospital internado, quando Dr. ANDRÉ ALENCAR chegou e falou , Danilo não vou lhe enganar , você é uma pessoa esclarecida, e eu vou ter que lhe dizer a verdade. 
Dr. André é cirurgião, Professor e chefe do ambulatório de otorrinolaringologia do Hospital Universitario Walter Cantidio da UFC . Eu disse, eu quero sempre a verdade , seja ela qual for , ele em tom de tristeza falou : VOCÊ TÁ COM CÂNCER GRAVE E AVANÇADO ! SÃO DOIS TUMORES , NA LARINGE E NA TIREOIDE ! Na sala tinha 6 médicos, todos me olhavam com um sentimento de pena e temor , pois havia um carinho e um respeito muito grande entre agente. Quando ele falou eu gelei durante uns 10 segundos , pois o baque da noticia de um câncer é muito forte , más DEUS já tinha mim preparado para enfrentar aquele momento , e eu já desconfiava de que o câncer já estaria chegando pra mim , então me recuperei rápido do susto e pensei : O CÂNCER JÁ CHEGOU , NÃO ADIANTA LAMENTAR , O CERTO AGORA É IR A LUTA E ENFRENTAR! então olhei para os medicos sorrindo e falei : DR. SE O CÂNCER VEIO PRA MIM, AZAR DELE! COMIGO A PARADA É DIFERENTE! DESSA VEZ ELE SE ENGANOU ! DESSA VEZ ELE ESCOLHEU A PESSOA ERRADA ! Os médicos olharam pra mim assustados e começaram a relaxar , pois todos tavam tensos e preocupados com minha reação , então perguntei pro DR . ANDRÉ, Dr. Tem jeito ? dar pra viver uns tempos? Ele falou : vamos ter que fazer uma cirurgia muito grande , vamos tirar tudo , a laringe e as cordas vocais, vc vai perder a voz , vai respirar por um aparelho e vai perder o olfato e o paladar . Eu falei : DR. NÃO SE PREOCUPE COM O QUE VOU PERDER, SÓ MIM DEIXE VIVO, PORQUÊ AÍ O RESTO É COMIGO

A MELHOR FASE DA MINHA VIDA!!!!

TENHO 52 ANOS, JÁ VIVI DE TUDO QUE A VIDA PODE PROPORCIONAR, TANTO DE COISAS BOAS , COMO DE COISAS RUINS, E POSSO AFIRMAR QUE MESMO COM TANTOS PROBLEMAS E PERCALÇOS, ESTOU VIVENDO O MELHOR MOMENTO DA MINHA VIDA! AI ALGUÉM PODE PERGUNTAR, COMO PODE TÁ VIVENDO O MELHOR MOMENTO DA VIDA? COM CÂNCER, COM DIABETES, COM PROBLEMA NO CORAÇÃO, COM UM APARELHO NA TRAQUEIA PRA RESPIRAR, COM A PERDA TOTAL DA VOZ, COM DIFICULDADES PRA TUDO, E VIVENDO LONGE DOS FILHOS SEPARADOS POR UM OCEANO? A RESPOSTA É SIMPLES: COM TODOS OS MEUS PROBLEMAS RECENTES, ACABEI ENCONTRANDO GRANDES AMIGOS E PESSOAS ESPECIAIS EM MOMENTOS DIFICEIS, TAMBÉM PERDI ALGUNS QUE NA REALIDADE NÃO ERAM AMIGOS, POIS AMIGO DE VERDADE NÃO ABANDONA, PRINCIPALMENTE NA DOENÇA. TAMBÉM É COM TODOS ESTES PROBLEMAS QUE MAIS UMA VEZ ESTOU TESTANDO OS MEUS LIMITES, E VENDO ATÉ ONDE VAI MINHA CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO! É VIVENDO ESTES MOMENTOS DIFICEIS , QUE PROCURO DEIXAR PARA MEUS FILHOS UM LEGADO DE LUTA, DE PERSEVERANÇA, DE BUSCA INCESSANTE PELA VIDA E DE SUPERAÇÃO! OUTRO FATOR QUE TORNA ESTE MOMENTO ESPECIAL NA MINHA VIDA, SÃO AS DIFICULDADES PARA ENFRENTAR TANTOS PROBLEMAS JUNTOS, OU SEJA, TUDO É TÃO DIFICIL, QUE CADA MOMENTO SUPERADO, É UMA GUERRA VENCIDA, CADA DIFICULDADE ULTRAPASSADA, É UMA VITORIA COM UM PRAZER INDESCRITÍVEL. TAMBEM POSSO DIZER QUE NUNCA MIM DIVERTI TANTO COMO AGORA, OS MOMENTOS QUE EU VIVO SÃO ILARIANTES, TEM CENAS QUE ACONTECEM QUE SOU OBRIGADO A RIR BAIXINHO E MIM DIVERTI SOLITARIAMENTE, COMO EXEMPLO: O SUSTO QUE ALGUMAS PESSOAS LEVAM QUANDO MIM VEEM, PARECEM ATÉ QUE ESTÃO VENDO UM FANTASMA, O MOTIVO É SIMPLES, MUITA GENTE NÃO ACREDITAVA QUE EU FOSSE SAIR DESSA VIVO, E O SUSTO É INEVITÁVEL. OUTRA COISA QUE MIM DIVERTE BASTANTE É VER AS PESSOAS MIM OLHANDO COMO SE EU FOSSE UMA ABERRAÇÃO OU UMA COISA DE OUTRO MUNDO, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS, QUE SÓ FALTAM QUEBRAR O PESCOÇO COM O OLHAR FIXO EM MIM, É CLARO QUE EU ENTENDO O MOTIVO DELAS MIM OLHAREM, ATÉ PORQUE NÃO É MUITO COMUM ALGUEM ANDAR PELAS RUAS DE SOBRAL COM UM BURACO NA GARGANTA, E COM UM FERRO ENFIADO NA TRAQUEIA PRA RESPIRAR, EU FICO OBSERVANDO ELES MIM OLHAREM E COMEÇO A RIR BAIXINHO, POIS ENTENDO QUE SE EU TIVESSE DO OUTRO LADO, TALVEZ TAMBÉM TIVESSE CURIOSIDADE EM VER TAL CENA PITORESCA. MAS O QUE MAIS MIM DEIXA FELIZ EM MEIO A ISSO TUDO, É SABER QUE A CADA MANHÃ NASCE UM NOVO DIA, E QUE MINHA ESPERANÇA DE VENCER ESSA LUTA SE RENOVA TODA VEZ QUE ACORDO E SINTO QUE AINDA FAÇO PARTE DESSA VIDA, E QUE MIM VENCER NÃO É ALGO MUITO FÁCIL. POIS VENCER DESAFIOS É MINHA SINA, E SUPERAR LIMITES É MEU DESTINO.
NÃO SOU MASOQUISTA PARA GOSTAR DE SOFRIMENTO, NEM SOU LOUCO PARA ACHAR QUE O QUE ACONTECE COMIGO TUDO É BOM E NORMAL. MAS É QUE PROCURO TIRAR DE MOMENTOS DIFICEIS, A PARTE BOA DE TUDO, POIS NEM SEMPRE O SOFRIMENTO É A PIOR PARTE DE UMA HISTORIA

NESSE DIA EU SENTI A PRESENÇA DE DEUS

NO ICC QUANDO FAZIA QUIMIOTERAPIA EM 2013
Como todos sabem eu tive que passar recentemente por um sério tratamento em Fortaleza de Rádio e Quimioterapia, foram exatamente 3 meses morando em um kitnet perto do hospital para fazer 3 seções de Quime e 35 de Radioterapia. Nos últimos anos eu acompanhei vários pacientes com câncer que tinham que ser submetidos a tratamento de Quimioterapia, e eu puder ver o sofrimento de quem fazia esse tratamento, algumas pessoas não aguentavam e faleciam durante o tratamento, outros desistiam antes de terminar, porque sofriam demais com os efeitos colaterais, então quando eu fui fazer a minha primeira seção de Quime, eu já sabia o que ia enfrentar, porem eu já estava preparado pro que desse e viesse, pois quem tem doença grave, não pode ter medo de tratamento, e eu sempre fui consciente de que qualquer sofrimento é melhor do que a morte, mais confesso que não foi fácil.
Quando fiz minha primeira seção, a reação começou no dia seguinte, primeirono estomago
 depois enjoos e náuseas em demasia, de comida não entrava nada, porem eu tava com sonda e conseguia me alimentar por ela, isso levou mais ou menos 12 dias, na segunda seção eu ja estava sem a sonda, pois ela saiu sozinha e o médico achou melhor não botar de novo, pois eu me alimentava pela boca normal, mais quando veio a segunda seção, os sintomas foram maiores do que da primeira, e ai eu não conseguia comer nada, só vômito e dor no estomago, isso levou uns 15 dias pra passar os sintomas e eu voltar a me alimentar, mas quando veio a terceira seção eu pensei que não fosse aguentar, pois era muito forte e não me deixava nem tomar água, sentia náuseas, enjôos, fortes dores no estomago e vomitando direto mesmo sem comer nada. O vômito começou no mesmo dia da seção e eu senti que essa seria diferente, pois como era a ultima, o médico iria passar uma mais forte, mais como eu disse, eu tava preparado para enfrentar essa barra. A quimioterapia é um tratamento com mais efeitos devastadores do que a Rádio, porem com um efeito curativo maior do que a Radio, e eu nunca tive medo de sofrimento, muito menos de sentir dor, mais confesso que essa quime me deixou mole e debilitado. Nos primeiros dias eu não conseguia levantar, e passava a noite com um balde ao meu lado, porque á todo instante vinha uma vontade de vomitar, porem como eu não comia nada, só saia uma agua amarela que fazia com que eu morresse de dor no estomago e no peito, até os comprimidos diluídos que eu tomava, voltavam assim que chegavam ao estomago, até ai eu aguentava legal, mais de repente eu comecei a sentir uma forte dor no peito com o coração batendo acelerado, isso mexia comigo todo, pois doía tudo, o estomago, a barriga, e até o coração eu acho que doia, com tudo isso eu me sentia fraco e sem forças nem pra levantar, eu pedia a Deus pro tempo passar rápido pra ver se vinha uma melhora, pois sabia que o remédio é ter paciência e esperar o tempo passar, o problema é que quando agente tá assim o tempo não passa, e quanto mais eu ficava ansioso, mais o tempo demorava a passar. Quando foi numa noite eu tava mal, sentia o corpo todo doer, as pernas tremiam e o coração batia tão acelerado que eu pensei que naquela noite eu ia sucumbir diante da morte, as sensações que eu sentia eram tão ruins que eu tinha vontade de rolar no chão e esmurrar as paredes pra ver se aliviava, mas quanto mais o tempo passava mais as sensações ruins aumentavam, mas ai chegou a hora de pedir socorro à quem sempre me socorreu, pedi a Deus que me deixasse dormir um pouco pra ver se dormindo, as dores e as sensações diminuíssem, isso já era mais de 3 horas da manhã, e eu já estava a ponto de não aguentar mais, foi ai que de repente eu dormi e acordei as 6 da manhã já sem as sensações e sem as dores no estomago, nesse momento vi que Deus está sempre ali do lado da gente, e pela segunda vez ele me socorreu quando eu clamei por sua ajuda.

Os dias de sofrimento sem comer e sem beber foram de 20 dias, perdi 25 quilos nas 3 seções de Quimioterapia, passei 20 dias sem andar e tive que interromper durante esse tempo as seções de Radioterapia, confesso que foi ruim, mais em instante algum me lamentei ou reclamei com Deus por estar passando por aqueles momentos, até pelo contrario, eu fazia era agradecer, pois tinha um médico competente e um hospital de referência pra cuidar de mim, e isso é um privilégio que poucos tem, pois eu mesmo já tinha acompanhado pacientes que não tiveram chance nem de chegar ao hospital, e eu tinha tudo isso até com muita facilidade.
Eu, nessa minha luta, sempre achei que eu merecia tudo que eu passava, pois a doença e o sofrimento é pra todos, eu ser bom não faz com que eu fique imune as coisas ruins do mundo, o importante é fazer algo para melhorar a vida de alguem, pois ninguem nunca sabe o dia de amanhã, e para Deus é importante sempre agradecer o que acontece na vida da gente, seja bom ou ruim, pois Deus nunca abandona um filho seu.