sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dra. Thereza Lucia, um exemplo de amor e dedicação a medicina

Dra. Thereza Lucia Prata de Almeida, Professora de Dermatologia da UFC e Coordenadora do Ambulatório de Psoriase do Hospital Universitário Walter Cantidio


Em tudo na vida é preciso ter sorte, até mesmo para escapar de uma doença cronica e rara, mas não é sempre que podemos depender dela, até porque não é todo dia que ela tá disponível, e antes de contar com a sorte, tínhamos que contar com a ação de nossos governantes, que tem a obrigação de nos proporcionar saúde e qualidade de vida. Eu sou paciente há dez anos do Hospital Universitário Walter Cantidio, e durante esse tempo de tratamento do Pênfigo Vulgar encontrei muito carinho e ética profissional por parte dos médicos desse hospital. Entre eles tive a sorte de encontrar a Dra. Thereza Lucia Prata de Almeida, Dermatologista que me acompanha desde o inicio do tratamento e que de tudo faz para proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos seus pacientes. Dra. Thereza é bondosa, simples, amiga, humana, atenciosa, competente e ética, qualidades raras de encontrar em muitos profissionais que se propõem a salvar vidas, e que acabam muitas vezes banalisando a vida do próximo. Eu por muitas vezes já sai de Sobral muito ruim, não só com dor fisica, mais com muito medo, insegurança e sem perspectivas de voltar com saúde pra casa, mas ao chegar no hospital sou sempre recebido com um sorriso e com palavras confortadoras que me devolvem a esperança e elevam a minha auto-estima. Esse tratamento é dado por ela a todos os pacientes que são acompanhados no ambulatório de dermatologia do Hospital das Clínicas, onde doenças são tratadas com muito respeito, e pacientes como gente. Uma vez cheguei no hospital para consulta, e pra minha surpresa nesse dia ela não estava, liguei e ela estava em outro hospital, dando assistencia a seu pai, que estava muito mal, ela então me disse que não ia poder me atender naquele dia, mais que eu seria atendido por outro médico, então para minha surpresa pouco tempo depois ela chegou no hospital e com um largo sorriso no rosto atendeu todos os pacientes que se encontravam no ambulatorio, eu então perguntei como estava seu pai, e ela falou que estava triste pelo estado de saude dele, mais nada melhor para levantar seu astral do que está junto de seus pacientes, dois dias depois seu pai veio a óbito.

Hoje vejo que Deus foi muito bom comigo, pondo em meu caminho um anjo como a Dra. Thereza, pessoa responsável pela minha permanência aqui na terra, que me faz acreditar que nossos direitos vai muito além da sorte, e que com um pouco de boa vontade é possível fazer muita gente feliz.

Hoje dez anos depois eu peço a Deus muita saúde pra ela, pois eu, e centenas de pacientes ainda vamos precisar muito de seu atendimento. porque não vai ser sempre que vamos poder contar com a sorte.