quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brasil vence a Colombia no Sul americano Sub-20 por 3 a 1

A Seleção Brasileira Sub-20 que disputa o torneio Sul americano no Peru, venceu sua segunda partida pelo torneio e continua firme na busca de uma vaga no mundial e nas olimpiadas. O adversário dessa vez foi a Colombia que até chegou a dificultar o jogo, mais o talento Brasileiro prevaleceu e o placar final foi de 3 a 1 para o Brasil. Casemiro, Willham e Neymar marcaram os gols do Brasil , que com essa vitoria fica bem perto de passar a próxima faze da competição. Neymar muito marcado quase não teve espaço, pois tinha sempre 2 adversário no seu encalço, mas no final acabou marcando um belo com o pê esquerdo e fechou o placar de 3 a 1 para o Brasil.

Guarany deixa escapar vitoria no final, e só empata com o Crato

Jogando na Cidade do Crato contra o time local, o Guarany deixou escapar a vitoria e no final cedeu empate ao time do Crato quando a vitoria já estava praticamente assegurada, o empate veio através de um penalty cometido por Thiago Granja aos 50 minutos do segundo tempo no ultimo lance da partida. O Guarany abriu o placar com Jean já no segundo tempo e até dominava o jogo, mas não soube tirar proveito do domínio chegando até a perder um penalty cobrado por Marco Tulio.

Essa talvez tenha sido a melhor partida do Guarany na competição, talvez por jogar fora de casa longe da pressão da torcida, ou mesmo pela fragilidade do adversário, que demonstrou ser um time fraco e que é sério candidato ao rebaixamento. O certo mesmo é que o time conseguiu render um pouco mais e deixou um pouco de esperança no ar.

FORTALEZA VENCE ITAPIPOCA EM JOGO DRAMÁTICO
O Fortaleza conseguiu um ótimo resultado ao vancer o Itapipoca no Pici por 3 a 2, o gol da vitoria foi marcado por Bismark já no final da partida, e com esse resultado o Fortaleza é lider isolado e único time com 100% de aproveitamento.

Vem ai a Associação Sobralense dos Portadores de Doenças Crônicas

Existe em Sobral todo tipo de Associação, e todas com grande ultilidade para a população, eu sou portador há 10 anos de patologia crónica e até hoje não ouvi falar em uma Associação que desse apoio e cobertura à quem luta com Patologia Cronica e Doenças Raras. A finalidade dessa Associação é unir pessoas que lutam no dia dia com dificuldades e incertezas sobre o futuro, sem as vezes saber para quem apelar, pois sei o quanto é difícil enfrentar doenças de pele sofrendo discriminação e abandono, além das dificuldades com médicos, medicamentos e exames patológicos. Eu, nesses 10 anos de luta acompanhei várias pessoas com doenças terminais (câncer) que vieram à óbito, constatei o quanto é difícil ter um final de vida tranquilo, e o quanto é doloroso não ter para quem apelar, porque a doença ela é igual pra todo mundo, a dor é a mesma, mais as condições e as facilidades são maiores para quem tem um poder aquisitivo melhor, mais para quem mora na periferia e não é possuidor de recursos, acaba sentindo a dor de maneira mais dolorosa e em dobro, pois tudo é difícil, e bate uma sensação de mendigância que a doença acaba sendo maior do que a luta pela cura. Então por passar por todas essas dificuldades e reconhecer sentindo na pele é que vejo a necessidade dessa Associação aqui em Sobral, não para criar confrontos, mais pra lutar para ter o direito a vida preservado.

Em Fortaleza existe a Associação dos Portadores de Psoriase, os pacientes recebem apoio psicológico, jurídico, lazer, além de tratamento médico hospitalar. Em Sobral é grande a quantidade de pacientes com Psoriase, Ictiose, Hanseniase e Pênfigos, alguns casos não são identificados e acabam não recebendo o tratamento adequado. Com essa Associação iremos identificar e notificar as pessoas com essas patologias e procurar ajuda de forma correta para o tratamento.

No inicio eu pensei só nas doenças de pele, mais as dificuldades são as mesmas para quem tem outros tipos de doenças como Câncer, TB(Tuberculose), Transplantados de Rins e Fígado, Pacientes que fazem Hemodiálise e outras, então já que toda doença é doença, porque não abranger todas elas e fortificar ainda mais essa Associação.

Tentaremos parcerias com Secretaria de Saúde, Empresários (atravez de apadrinhamento), Médicos, Hospitais, PSF e Voluntários que queiram colaborar.

Em fim será uma maneira de dar uma oportunidade a pessoas que as vezes se acham sozinhas quando descobrem que tem patologias cronicas, e acham que são as únicas no mundo a terem problemas sérios com a saúde. O problema só é grande quando alguem enfrenta ele sozinho, se ele for dividido, ficará mais fácil de ser vencido.

Muita gente viaga para tratamento em Fortaleza e em muitas vezes só comem alguma coisa quando chegam em casa a noite depois da viagem. A maioria vai para voltar no mesmo dia, mais se ficar para o dia seguinte, passa necessidade.

Contamos com o apoio de todos e em breve estaremos começando esse trabalho, sua ajuda será fundamental. Eu não sou médico, mais sei o que a dor, eu não entendo de saúde, mais sei o que é a doença.