sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conselho Tutelar e uma nota de repúdio

Servimo-nos da presente NOTA para repudiar e esclarecer a cerca das denuncias mentirosas, maldosas e tendenciosas, proferidas pelo conselheiro Renato para desviar o foco das atenções. Os motivos que levaram a perca da função de conselheiro são legitimas, são denuncias feitas por parte desse colegiado e outras pelo público atendido pelo conselheiro Renato. O único equívoco foi o não ter chamado para prestar esclarecimentos sobre os fato ou qualquer um dos envolvidos . Esse colegiado sempre lhe dispôs em ajudá-lo, mas o mesmo sempre se apresentou autossuficiente, levando-o a cometer erros como os casos abaixo:

DENÚNCIA(S): Numa sexta-feira (27/11/2009) no sobre aviso do conselheiro Renato, o mesmo foi acionado para atender uma denúncia de espancamento de uma criança na Rua (sigilo) Bairro (sigilo). O mesmo se dirigiu ao referido endereço e disse não ter constatado nada. No sábado recebi (Franzé) a mesma denúncia quando estava no bairro Sumaré juntamente com o conselheiro Raimundo Edson. Então coloquei o telefone em viva voz para que todos ouvissem a referida denúncia de um popular que estava na sede Conselho Tutelar indignado, diante da cegueira do conselheiro por ter encontrado a criança trancada dentro de casa e não ter feito nada.

Ressaltamos o fato de uma criança está trancada dentro de casa sem a presença de uma pessoa adulta já se considera abandono de incapaz, imaginem com tanta violência sofrida.

Fomos ao endereço e uma senhora entregou-nos a criança, nesse estado, conforme as fotos em anexo.

Como não foi possível ver tanta violência sobre essa criança? Faltou sensibilidade, curiosidade e interesse no caso por parte do conselheiro Renato?

No site da guarda municipal de Sobral foi divulgado no ano passado uma denúncia de que havia dois adolescentes dormindo em um banco e as razões seriam atos de agressões por parte dos pais. Então os guardas municipais acionaram o Conselheiro (Renato) de Plantão ou de sobre aviso, mas não obtiveram êxito, foi dito pelo vigilante na época orientado pelo conselheiro que não era obrigação do conselheiro tutelar, afinal de quem era ou é nessa situação?

Há duas situações que devemos prestar atenção: conselheiro Renato diante dos fatos apresentado tem condições de exercer a função que exerce?

Quem teve oportunidade de ouvir as entrevista do conselheiro Renato nas vezes que teve em alguns programas percebeu que não é coerente com suas colocações Então resolveu disparar sua metralhadora cheia de veneno e de ideias que não correspondem aos fatos.

Os servidores da Santa Casa, a Unidade Mista, PSF’S, escolas municipais e estaduais, CREAS, CRAS, delegada da Mulher , Policia Civil, Cartórios, Trevo Quatro Folhas e até mesmo o Fórum, são testemunhas da atuação dos conselheiros Franzé, Geisilha, Raimundo Edson e Cleiton Prado, sem falar de populares atendidos.

Ressalto que uma mentira bem contada por um especialista e dita repeditamente pode massificar o nosso povo e ser compreendida como verdade. Mas como diz o velho ditado a verdade sempre aparece. Não esqueça de olhar o site da prefeitura (Impresso Oficia do Município Nº 323) lá está inscrito quem denunciou o conselheiro Renato.

O ESTATUTO é claro: é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. (Art. 18)

Francisco José de Sousa Mesquita (Franzé)
Conselheiro Tutelar de Sobral

Fonte Blog do Wilson Gomes