quinta-feira, 9 de junho de 2011

10 Anos de Pênfigo Vulgar

Dona Alice da Central 
 Em Julho de 2011, eu completo 10 anos de luta contra o Pênfigo Vulgar foram 10 anos de muito sofrimento, com muita entrega e muita paciência, foram momentos de muita dor e muito e muita luta, teve momentos de abandono e de preconceitos, mas também teve momentos de solidariedade e de amor pelo próximo, Em fim teve pessoas que enfrentaram a luta comigo e  me mostraram que com um pouco de esforço e boa vontade é possível salvar uma vida.

No inicio de 2002 quando eu me sentia meio perdido, uma pessoa foi muito importante na minha vida, uma pessoa do serviço  público, que serve de exemplo para quem trabalha com vida e com e com seres humanos.

Maria Alice  Linhares Ferreira Gomes, ou simplesmente Dona Alice da Central, forma carinhosa como é chamada pelos mais pobres devidos aos seus 14 anos de serviços prestados a população mais carente na Central de Apoio ao Cidadão Sobralense.

Dona Alice entrou na minha história em Março  de 2002, quando eu atravessava uma fase muito complicada na minha doença, era a chamada fase aguda, eu tinha começado um tratamento em Fortaleza, depois de ter passado por uma junta médica no Hospital Dona Libânia, e não via nenhum resultado, pois á cada dia eu piorava mais e não via melhora com os remedios, pois quanto mais eu toma a medicação, mais eu piorava, e foi ai então que levado por um amigo até a Central, eu conheci a Dona Alice, uma pessoa simples que logo demonstrou interesse em me ajudar.

Eu nunca tinha ido á Central de Marcação antes, também não conhecia a Dona Alice, mas como eu não melhorava em nada do meu problema, então um amigo me levou até a Central para falar com o Dr. Pessoa. Quando eu cheguei na Central com o corpo todo coberto por lesões e feridas graves, eu fui recebido com um grande sorriso e com muita boa vontade por Dona Alice, que tinha marcado para que eu fosse recebido pelo Dr. Pessoa, que logo me encaminhou para o Serviço de Dermatologia do Hospital das Clinicas em Fortaleza, e foi ai que começou a minha cura e a minha luta pela vida, só que dessa vez com pessoas envolvidas em salvar vidas.

Durante estes 10 anos de luta contra o  PÊNFIGO VULGAR, Dona Alice foi fundamental para que eu tivesse um bom tratamento em Fortaleza, para isso disponibilizava transporte e procurava facilitar tudo para que eu não perdesse a vontade de vencer esse cruel desafio. Confesso que por muitas vezes pensei em desistir, até mesmo pelas dificuldades que o sistema impôs pra mim, mas ela sempre tinha uma palavra de carinho, e não se cansava em buscar alternativas e soluções, para que minha dor fosse amenizada e eu  continuasse a minha Trajetória de Luta. 

Dona Alice é diferente de muita gente que trabalha no Serviço Público de Sobral, principalmente no Sistema de Saúde, setor onde o bom atendimento é fundamental para que doenças sejam vencidas e a paz encontrada.  Ela procura nunca dizer não, mesmo sabendo que muita coisa não depende só dela, pois nosso Sistema de Saúde é muito precário, mas Dona Alice procura sempre facilitar algo para alguém, e com isso conquista a amizade e o respeito do povo carente, dos médicos, dos motoristas, dos colegas de trabalho  e de seus superiores, para isso faz do seu trabalho no Serviço Público, exemplo para aqueles que pensam que servir ao próximo, é fazer um  favor ou dar uma esmola.


Dona Alice  hoje já não presta seus serviços à Central de Apoio ao Cidadão Sobralense, mas há dois anos trabalha na Regulação do Município, onde continua desempenhando suas funções com muito amor e dedicação ao próximo. Seu sorriso e sua alegria continuam levando esperança a pessoas carentes de nossa cidade e distritos, e principalmente a periferia, onde a carência é sentida em dobro.

Tem coisas que não dar para entender no Serviço Público de Sobral, como por exemplo, mudar uma pessoa de setor, com seu trabalho sendo benéfico para a população. Uma mudança brusca provoca atrasos e consequências para quem nessessita de um atendimento rápido e resolutivo 


Hoje depois 10 anos de luta, e de muitas conquistas, quero em nome de todos aqueles que sempre se utilizaram do seu carinho e de sua benevolência pra dizer de coração, MUITO OBRIGADO. 
 
danilo neves em 10 anos de luta contra o Pênfigo Vulgar