domingo, 17 de novembro de 2013

Nao é fácil enfrentar o câncer..

Hà um ano e meio eu estava em casa e soube que um amigo estava esperando à 3 meses por o resultado de uma tomografia feita na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Eu na época ainda falava, mesmo já tendo uma rouquidão , e fazia parte do Conselho Municipal de Saude de Sobral. Então resolvi ajudar o amigo e fui conversar com ele, depois de conversar e dizer pra ele que apartir daquele dia eu iria acompanha-lo em todos os seus momentos de luta contra a doença que ele tivesse, senti que ele ficou muito animado, e para começar fui na Santa Casa em busca de sua tomografia, pois 3 meses de espera pelo resultado de um exame é muito tempo, mesmo assim só obtivemos resultado do exame porquê o Conselho de Saude chamou a funcionaria do setor e exigiu a entrega do resultado do exame, com o exame na mão fomos no médico que constatou ser um câncer de pulmão,, então começamos a buscar solução para o problema, meu amigo soube que estava com câncer, mais não perdeu às esperanças, então o médico recomendou e o encaminhou para o Hospital de Messejana para que fosse feito um procedimento cirúrgico, eu ia acampanha-lo em sua viajem, porém minha rouquidao foi almentando e eu fui perdendo a voz, então não pude mais acompanhar nem dar suporte em sua brava luta contra o câncer, pois dois meses depois eu também estava com câncer e lutando pela minha vida. Esse amigo lutou bravamente por sua vida, fez todos os tratamentos possíveis, seguiu todas às recomendações médicas e nunca pensou em desistir, porém neste sábado de feriadão (16/11), às 19 hs, o câncer conseguiu obter uma Vitória e meu amigo Antonio Faustino sucumbiu diante dá morte.

O câncer é uma doença muito difícil de ser batida, pois só o resultado já causa um impacto muito profundo no paciente, e para completar ainda é obrigado à enfrentar às dificuldades que o sistema oferece, pois 3 meses para receber o resultado de um exame, influência muito no tratamento e no tempo que o paciente vai ter de vida. Agora, tudo isso facilita para que o câncer saia sempre como vencedor nessa luta desigual, que talvez se houvesse uma igualdade, agente também tivesse uma chance de sair como vencedor.
Quando eu tava internado lutando contra o meu câncer, eu não lamentava o meu sofrimento, pois pra mim o que eu passava era um segmento natural dá vida, más lamentava a prostracão por não poder ajudar meu amigo na sua luta contra o câncer, hoje eu vejo que mesmo com minhas limitações, ainda posso fazer um pouco por alguém, o que não posso é cruzar os braços e deixar às coisas acontecerem, pois pra vencer o câncer é preciso além de muita fé, ter ação, pois só pena e lamentação não resolve nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o bom funcionamento do blog. Opine, critique e ajude na divulgação das notícias.