domingo, 9 de junho de 2013

Futebol sem violência, será possivel?

VENDO TODA ESSA VIOLENCIA QUE ASSOLA HOJE O NOSSO POBRE FUTEBOL, ME VEIO A MEMÓRIA O INICIO DOS ANOS 80 QUANDO MOREI NO RIO DE JANEIRO. LEMBRO QUE EU TINHA 19 ANOS E FIQUEI DESLUMBRADO QUANDO ENTREI PELA PRIMEIRA VEZ NO MARACANÃ. ACHAVA LEGAL A FESTA DAS TORCIDAS NA GERAL, ONDE FICAVAM TODAS JUNTAS E NÃO TINHA BRIGAS NEM CONFUSÕES.
UMA COISA QUE LEMBRO BEM E QUE HOJE É IMPOSSIVEL DE ACONTECER
, ´É QUE QUANDO TERMINNAVA OS JOGOS EU PEGAVA O ONIBUS PRA CASA E DENTRO IAM AS DUAS TORCIDAS JUNTAS, COM BANDEIRAS, CAMISAS E GRITANDO O NOME DE SEUS TIMES, E TUDO ISSO SEM UMA BRIGA SE QUER, E OLHA QUE ERA NO RIO DE JANEIRO, ONDE A VIOLENCIA ERA LATENTE POR SER UMA CIDADE COM MUITOS MORROS E FAVELAS. 
HOJE A BRIGA COMEÇA NOS TERMINAIS, VAI PRAS RUAS, PARA OS ESTADIOS E PARA AS RUAS DEPOIS DOS JOGOS. HOJE O FILHO SAI PARA ASSISTIR UM JOGO E A MÃE FICA REZANDO PRA ELE VOLTAR VIVO PRA CASA, HOJE PAI DE FAMILIA NÃO PODE IR PARA UM JOGO COM UNIFORME DO TIME DO CORAÇÃO, PORQUE PODE SER MORTO POR UM IMBECIL QUE ACHA QUE FUTEBOL HOJE É FEITO SÓ PARA FAZ PARTE DE TORCIDA ORGANIZADA. 

ENTÃO DESSE TEMPO EU SINTO SAUDADES, PORQUE EU ERA TORCEDOR DO VASCO, MAIS TINHA PRAZER DE IR VER O FLAMENGO JOGAR, PORQUE EU ERA FÃ DE ZICO, ADILIO, ANDRADE, LEANDRO, TITA E LICO, IA O JOGO DO FLUMINENSE PORQUE ACHAVA BONITO VER JOGAR UM TIME QUE ERA TODO FEITO EM CASA, PAULO GOULART, EDVALDO, EDINHO, TADEU E RUBENS GALAXI, DELEI, GILBERTO E MÁRIO, ROBERTINHO, CLAUDIO ADÃO E ZEZÉ, DESSE TIME SÓ O CLAUDIO ADÃO NÃO ERA DA BASE TRICOLOR. JOGO DO BOTAFOGO EU NÃO PERDIA, PORQUE EU ERA FÃ DO MENDONÇA, ROCHA(FALECIDO), JOSIMAR, OSMAR GUARNIELLI E O GOLEIRO PAULO SERGIO. NESSA EPOCA ATÉ BANGU E AMÉRICA ERA UM GRANDE CLÁSSICO, E EU NÃO PERDIA, O BANGU TINHA ARTUZINHO, RUBENS FEIJÃO E O LATERAL ESQUERDO MARCO ANTONIO EM FINAL DE CARREIRA, ALEM DE OUTROS CRAQUES QUE O DINHEIRO DO BICHEIRO CASTOR DE ANDRADE PROPORCIONAVA AO SEU TORCEDOR. O AMÉRICA ERA UM TIMAÇO, TINHA ELOI, DONATO QUE DEPOIS FOI PRO VASCO, TINHA A DULPLA GILSON E GILCIMAR E MUITOS OUTROS CRAQUES. 

  NESTE MOMENTO DE NOSTALGIA EU SINTO MUITA SAUDADE DESSA EPOCA, MAIS SINTO MUITA TRISTEZA PORQUE HOJE O FUTEBOL FICOU EM SEGUNDO PLANO PARA DAR LUGAR A UMA VIOLENCIA ESTUPIDA QUE ENFEIA O NOSSO FUTEBOL E FAZ COM QUE A MAIORIA DOS TORCEDORES FIQUEM EM CASA ESPERANDO PRA VER O JOGO PELA TELEVISÃO, E ISSO EMPOBRECE UM PRODUTO QUE HÁ MUITO TEMPO TÁ EM BAIXA, UM PRODUTO CHAMADO FUTEBOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o bom funcionamento do blog. Opine, critique e ajude na divulgação das notícias.