sábado, 24 de setembro de 2011

UM DIA INUSITADO EM FORTALEZA

Um fato inusitado aconteceu comigo na última quarta feira(22/09) em Fortaleza, quando estava desde terça feira participando da 6ª Conferência Estadual de Saúde, O fato foi que ao chegar no Hotel Praia Centro, local onde acontecia o evento, eu não me sentia bem, e comuniquei ao meu amigo Anastácio Felix, um dos coordenadores do evento, que eu necessitava de uma insulina para o controle de minha diabetes, de imediato fui com um motorista designado pela coordenação até o PSF do Meireles,que fica localizado na Beira Mar. Chegando lá não fui atendido por ninguém, e mesmo com uma receita na mão, não tomei insulina e nem fiz exame de glicêmia.
SALA DA ADMINISTRAÇÃO DO PSF, ONDE NÃO TINHA NINGUÉM PARA RESPONDER   PELA UNIDADE

POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO MEIRELES, ONDE PASSEI MAIS DE MEIA HORA PERAMBULANDO POR  DENTRO E NÃO RECEBI ATENDIMENTO

Passei mais de meia hora subindo escadas e batendo em portas para ser atendido, e não encontrei ninguém da direção que me ouvisse ou me desse atenção, porque o Diretor não se encontrava, a Ouvidora também não estava no Posto, a Enfermeira pediu para a médica me atender e fazer um cadastro para pegar insulina, e ela disse que não atendia porque naquele dia seria só atendimento de cardiologia.

Depois de perambular em vão pelo Posto de Saúde, resolvi voltar para o evento e continuar com meu trabalho na Conferência, mas não me sentia bem e começava a suar frio e a sentir dormência nas mãos, foi ai que encontrei nosso Secretário de Saúde de Sobral, Dr. Carlos Hilton, e lhe comuniquei o fato ocorrido, dizendo também que não me sentia bem e que precisava de atendimento, ele disse que ia resolver depois, mas eu não me sentia bem e começava a ficar preocupado, foi ai então que o Anastácio Felix solicitou o SAMU para dar assistência ao evento, e me chamou para ser atendido.

O médico do SAMU pediu para que minha glicêmia fosse medida, e para sua surpresa estava em 399, ele então achou melhor me encaminhar até a emergência da Santa Casa, para que um atendimento emergencial fosse providenciado. O médico Plantonista me atendeu de imediato e recomendou que fosse aplicado 12 unidades de Insulina Regular e um Litro de Soro.
Sentado em observação na Santa Casa aguardando minha glicemia se normalizar  
Passei então 2 horas esperando o resultado da Insulina Regular, para ver se o efeito seria satisfatório, mas quando fiz nova glicemia ela deu 365 e o médico achou melhor passar mais 12 unidades de Regular e esperar mais 2 horas em observação.

Enquanto eu esperava no Hospital o meu restabelecimento, a Conferencia acontecia normalmente, e eu pensava no meu destino, pensava em como o destino era engraçado, pois eu estava em Fortaleza para uma Conferencia Estadual de Saúde, e naquele momento o que eu não tinha era saúde.

Recebi a visita na Santa Casa do Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sobral, Maikel Mendes, e de mais dois membros da Secretária se Saúde de Sobral, Cesário e Henrique.

A espera sentado em um banco de cimento é dolorido, mas eu não tinha outra opção e tinha que aguardar, até porque a paciência é minha principal virtude, e foi com ela que consegui vencer 10 anos de luta contra o Pênfigo Vulgar e suas consequências, mas ali era diferente, porque eu participava de um evento onde se encontrava vários médicos e muitos profissionais de saúde, e naquele momento eu estava sozinho e com medo, não com medo do Diabetes, nem da Santa Casa, mas por me encontrar sozinho num lugar onde eu poderia até entrar em coma e ficar sem voz, e se isto acontecesse quem iria falar por mim?

Quando foi ás 20:30, eu fiz nova glicemia e ai eu já estava melhor, pois deu 180, e eu voltei para o hotel para me encontrar com o restante da turma que já me esperavam preocupados.

Sexta feira seria o último dia de Conferência e muitas coisas seriam discutidas, e era também o dia da gente deixar o Hotel Abrolhos e partir de mala e cuia para o Hotel Praia Centro, mas esta Conferência realmente não estava pra mim, pois eu pensava em concorrer como Delegado para ir a Conferencia Nacional em Brasilia, porém depois de fazer mais uma glicemia pelo SAMU no local do evento e dar 360, e com minha pressão dando 16 por 10, o médico do SAMU achou que eu não deveria permanecer no evento, e que procurasse um local para repousar, e diante desta afirmativa deixei as 10 horas a Conferência e fui para a casa de minha amiga Carmem no Bairro do Modubim onde permaneço até hoje.
Falando sobre a minha patologia e sobre a importancia do Hospital Universitário Walter Cantidio  na minha vida

O que me entristeceu em tudo o que ocorreu, foi que mais uma vez eu vi que cada momento da minha vida tem que ser aproveitado e curtido, mesmo os que são ruins, e que mesmo eu não podendo colaborar com as decisões da Conferencia, eu percebi que nesta luta eu continuo sozinho.






2 comentários:

  1. Desejo há você muito força para sua batalha na saúde, pois no País como o Brasil onde os representantes do povo roubam o dinheiro publica da saúde e não lembram seu compromisso com seus eleitores é triste precisamos de pessoas do povo para representa o povo , pois esses falsos políticos só representam o bolso deles.

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo companheiro parece um padgma.
    Todo Delegado quer cumprir sua missão. Defender
    aquilo que acredita ser melhor para um povo.Imagino o que vc. sentiu ao passar por toda essa situação.Eu também estava na Conferência e não soube desse ocorrido.È realmente o SUS é para
    todos mas nem todos é para o SUS.A verdade já sabemos, não é só vc.que passa por isso.
    A Luta continua,Companheiro!! Seguiremos em frente na tentativa de destruir os abútres desse
    País que tanto amamos!! Saúde e Paz pra vc.

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o bom funcionamento do blog. Opine, critique e ajude na divulgação das notícias.