quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Profissão Reporter e a Santa Casa

Assisti como todo mundo em Sobral, a reportagem feita pela TV Globo na Santa Casa de Sobral para o Programa Profissão Repórter. A Santa Casa é um Hospital de Emergência que não é um dos piores que tem no Brasil, acho até que para o tamanho da demanda, o resultado final é até satisfatório, mas o que o Programa Global mostrou foi a realidade do dia dia, de um Hospital que abrange uma grande área com um serviço emergêncial que até poderia ser melhorado, sem precisar de televisão para mostrar suas deficiências.

Vejo que para a Santa Casa a reportagem foi benéfica, porque foi mostrada para o país inteiro em rede nacional, e isto vai chamar atenção do Secretário de Saúde Estadual e do Ministro da Saúde, que neste ano já estiveram na Santa Casa inaugurando uma UTI Neo-Natal.

A Emergência foi a parte focada pelo Programa para ser levada ao ar e mostrada para o Brasil, e por coincidència foi no mesmo dia que aconteceu o acidente com o ónibus escolar, e que acabou vitimando duas jovens, então nesse dia tinha muitos pacientes aglomerados pelos corredores, mas também tinha muitos médicos que foram recrutados em suas folgas para ficarem disponíveis para o atendimento de urgência.

O Dr. João Martins, Director da Santa Casa,  reconheceu a Emergência como sendo um verdadeiro inferno,  e realmente é um inferno para quem passa vários dias em uma preguiçosa ou em uma maca esperando por uma vaga, ou simplesmente por um exame, muitas vezes correndo riscos de infecções e até ocupando o lugar de uma pessoa que poderia estar ali sendo atendido, isto se o atendimento na hora que o paciente ali chegasse fosse mais eficiente e menos complexo.

Dr. Carlos Hilton também participou da reportagem reconhecendo a deficiência da Santa Casa no atendimento emergêncial, mas só reconhecimento não resolve o problema, o que falta é mais ação e menos lamentação, até porque director de hospital, secretário de saúde e prefeito não se internam em emergência e não passam a noite em macas e cadeiras preguiçosas.

A reportagem valeu por mostrar uma realidade que todos nós enfrentamos no nosso dia dia, quando precisamos de saúde pública e quando recorremos a Emergência da Santa Casa de Sobral, mas reconheço que toda emergência  em qualquer hospital tem suas deficiências, e a Santa Casa de Sobral, mesmo com suas debilitações ainda presta um bom  serviço.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o bom funcionamento do blog. Opine, critique e ajude na divulgação das notícias.